Saiba mais

Pronto Atendimento

Conheça a classificação de prioridade do nosso Pronto Atendimento:

Emergência

Pacientes cujo atendimento não pode aguardar. O atendimento precisa ser imediato.

Muito urgente

Pacientes que precisam ser atendidos o mais rápido possível. Atendimento em aproximadamente 10 min.

Urgente

Pacientes com necessidade de atendimento rápido, mas que podem aguardar. Atendimento em aproximadamente 30 min.

Pouco urgente

Pacientes que podem aguardar atendimento por algum tempo. Atendimento em aproximadamente 90 min.

Não urgente

Pacientes que podem aguardar ou procurar atendimento eletivo. Atendimento sem estimativa aproximada de tempo.

Pacientes em estado de emergência têm prioridade e poderão passar na frente de outros pacientes que estão na fila de atendimento.

O Pronto Atendimento é um serviço exclusivo de emergência. Por isso, não realizamos:

  • Atendimentos eletivos, como investigação de queixas crônicas.
  • Emissão de atestados e exames físicos para concursos e atividades físicas.
  • Prescrição de medicamentos controlados para uso contínuo.
  • Testes de gravidez.
Tempo de Espera
Saiba mais

Pronto Atendimento

Conheça a classificação de prioridade do nosso Pronto Atendimento:

Emergência

Pacientes cujo atendimento não pode aguardar. O atendimento precisa ser imediato.

Muito urgente

Pacientes que precisam ser atendidos o mais rápido possível. Atendimento em aproximadamente 10 min.

Urgente

Pacientes com necessidade de atendimento rápido, mas que podem aguardar. Atendimento em aproximadamente 30 min.

Pouco urgente

Pacientes que podem aguardar atendimento por algum tempo. Atendimento em aproximadamente 90 min.

Não urgente

Pacientes que podem aguardar ou procurar atendimento eletivo. Atendimento sem estimativa aproximada de tempo.

Pacientes em estado de emergência têm prioridade e poderão passar na frente de outros pacientes que estão na fila de atendimento.

O Pronto Atendimento é um serviço exclusivo de emergência. Por isso, não realizamos:

  • Atendimentos eletivos, como investigação de queixas crônicas.
  • Emissão de atestados e exames físicos para concursos e atividades físicas.
  • Prescrição de medicamentos controlados para uso contínuo.
  • Testes de gravidez.

Horários de Funcionamento

Recepção Central

Segunda a domingo

das 7h às 22h

Domingos e feriados

das 7h às 22h

Núcleo de Hospitalidade

Feito para atender as necessidades do paciente e da família com serviços de Concierge e Ouvidoria. O Núcleo de Hospitalidade funciona presencialmente de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h48. 

Ouvidoria

0800 727 0580 (24h) ou presencialmente, de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h.

Pronto Atendimento

24h

Especializado em Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ortopedia e preparado para atendimentos de urgência e emergência em Cardiologia e Neurologia.

Agendamento de Exames

Agendamento de Consultas

Central de Atendimento

Agende sua consulta pelo WhatsApp

Segunda a sábado

8h às 19h

Agende online

Cadastre-se em nossa plataforma e marque agora com toda a facilidade

Informações e horários de visitantes a pacientes internados

Acompanhantes:

O acesso de acompanhantes é permitido apenas para acomodação apartamento, acomodação enfermaria para pacientes menores de 18 ou maiores de 60 anos e pacientes com necessidades especiais, de acordo com indicação médica. A troca deve ocorrer às 8h e 20h, e é recomendado que os acompanhantes não tenham mais de 60 anos, e que estejam em dia com a vacinação.

A circulação dos acompanhantes nas dependências do Hospital deve ser restrita e direcionada ao quarto do paciente.

ATENÇÃO!

De Segunda a Domingo
Enfermarias
Das 16h às 20h
Apartamentos
Das 9h às 20h
Unidade Internação 3 (Sintomas gripais)
Das 11h às 12h
Das 20h às 21h
UTI 2
Das 11h às 12h
Das 20h às 21h
UTI 1, 3 e 4
Das 12h às 13h
Das 20h às 21h

Informações Gerais

Visitantes

Acompanhantes

Para visitantes e acompanhantes

Contribuam com nosso controle de infecções

Normas de visitação

Leia com atenção as normas de visitação

O Hospital São Marcelino Champagnat possui um controle rígido de infecções, mas é fundamental que os visitantes e os acompanhantes colaborem para não comprometer a saúde do paciente.

A equipe de enfermagem está à disposição para qualquer dúvida ou emergência.

Direitos e Deveres do Paciente

Direitos e Deveres do Paciente

Direitos

Todo paciente do Hospital São Marcelino Champagnat, tem seus direitos assegurados. Conheça aqui cada um deles.

1

Ser informado sobre todos os direitos as normas e regulamentos do hospital e como se comunicar com os responsáveis para obter informações, esclarecimentos de dúvidas e apresentação de reclamações.

2

Receber atendimento digno, seguro, atencioso e respeitoso, com privacidade por parte de todos os profissionais do hospital, sem distinção de raça, credo, cor, idade, sexo, diagnóstico ou qualquer outra forma de preconceito.

3

Ser identificado pelo nome completo, conforme registro de nascimento, ou nome social. Não ser tratado por números, códigos ou de modo genérico, desrespeitoso ou preconceituoso.

4

Identificar o profissional responsável direto ou indiretamente por sua assistência, por meio de crachá funcional, que deverá ser mantido em local de fácil visualização, como parte integrante do uniforme de cada categoria profissional.

5

Receber segurança contra qualquer tipo de agressão, bem como garantia de privacidade quando solicitado.

6

Receber informações claras, simples e compreensíveis em relação ao seu tratamento.

7

Consentir ou recusar, paciente ou acompanhante de forma livre e voluntária, após esclarecimentos e adequada informação, procedimentos diagnósticos ou terapêuticos a serem realizados como parte de seu tratamento.

8

Receber, quando solicitar, toda e qualquer informação sobre os medicamentos que lhe serão administrados.

9

Receber orientações na alta, dos procedimentos e cuidados a serem realizados na continuidade do tratamento em domicílio, bem como, receitas digitadas ou escritas com caligrafia legível, onde conste nome, assinatura e carimbo do profissional que as emitir, com o número do registro do respectivo conselho.

10

Ter resguardada a confidencialidade de informações a seu respeito, através da manutenção do sigilo profissional, desde que não acarrete riscos aos terceiros ou à saúde pública.

11

Receber visitas em horários que não comprometam as atividades dos profissionais aos pacientes internados, de acordo com as normas e regulamentos do hospital.

12

Ser avaliado e gerenciado quanto a sua dor conforme protocolo de avaliação e tratamento da dor.

13

Consultar uma segunda opinião médica, quando por ele desejável, sem sofrer constrangimento pela decisão manifestada. Nessas situações os honorários da segunda opinião serão responsabilidade do paciente. Todo médico deve ser cadastrado no Hospital, garantindo a qualidade e segurança.

Deveres

Como paciente do hospital, você também precisa seguir alguns procedimentos para o seu benefício. Conheça aqui cada um deles.

1

Fornecer informações precisas, completas e acuradas sobre o seu histórico de saúde, doenças prévias, procedimentos médicos anteriores e outros problemas relacionados à sua saúde.

2

Informar as mudanças inesperadas de seu estado de saúde atual aos profissionais responsáveis pelo seu tratamento.

3

Demonstrar o entendimento das ações que estão sendo efetuadas ou propostas visando à cura dos agravos à sua saúde, à prevenção das complicações ou sequelas, sua reabilitação e à promoção de sua saúde, fazendo perguntas sempre que tiver dúvidas.

4

Seguir as instruções recomendadas pela equipe multiprofissional que o assiste, sendo responsável pelas consequências de sua recusa.

5

Indicar o responsável financeiro pelo seu tratamento hospitalar, informando ao hospital quaisquer mudanças nesta indicação.

6

Conhecer e respeitar as normas e regulamentos do hospital descritos no Manual do Paciente e Acompanhante.

7

Respeitar os direitos dos demais pacientes, acompanhantes, colaboradores e prestadores de serviços do hospital.

8

Zelar, e solicitar que os seus visitantes e acompanhantes também o façam, pelas propriedades do hospital colocadas à sua disposição para o seu conforto e tratamento.

9

Participar do seu plano de tratamento e alta hospitalar ou indicar quem possa fazê-lo.

10

Atender e respeitar a proibição de fumo nas dependências do hospital, extensivo aos seus acompanhantes, conforme a legislação vigente.

Orientações para Internamentos

Orientações para Internamentos

Pacientes e familiares de pacientes que serão internados devem ficar atentos ao passo a passo a seguir:

Orientações para solicitar Prontuário Médico

Orientações para solicitar Prontuário Médico

O Hospital São Marcelino Champagnat, em respeito à legislação vigente conforme resoluções do Conselho Federal de Medicina N°1997/2012 e Nº 1605/2000, permite a retirada da cópia do prontuário exclusivamente pelo paciente ou seu representante legal, mediante apresentação da procuração no ato da retirada, o documento do paciente e o documento de quem irá retirar a cópia.  A entrega para terceiros deverá ser previamente autorizada e descrita no Formulário de Solicitação de Serviços.

Como solicitar?

A cópia do prontuário deve ser solicitada na recepção central do Hospital São Marcelino Champagnat, mediante preenchimento do Formulário de Solicitação de Serviços.

Prontuário de paciente falecido pode ser entregue aos pais, filhos ou cônjuge mediante apresentação de documento comprobatório do grau de parentesco e cópia da certidão de óbito.

Para todos os casos é necessário a apresentação de documento de identificação com foto para a retirada da cópia.

Prazos

O prazo estabelecido para a entrega da cópia de prontuários é de 15 dias corridos. As cópias ficarão disponíveis para retirada por 30 (trinta) dias corridos, após essa data as cópias serão descartadas e uma nova solicitação deverá ser protocolada.

Conselho Consultivo de Pacientes

O Conselho Consultivo de Pacientes do Hospital São Marcelino Champagnat foi criado em fevereiro de 2019 com a finalidade de engajar pacientes e familiares no cuidado centrado na pessoa, promovendo uma melhoria na comunicação entre pacientes, familiares e hospital.

O objetivo do Conselho é estabelecer uma parceria entre pacientes e familiares para desenvolver e implementar mudanças significativas no ambiente hospitalar, construindo um conjunto de ações onde os pacientes tenham voz e ofereçam suas experiências e sentidos aos assuntos de maior impacto em relação ao cuidado na saúde.

Os encontros são mensais, com duração de uma hora, no Hospital São Marcelino Champagnat.