Humanização e voluntariado
Humanização
Atendimento humanizado é o propósito Marista sempre vivo em nosso hospital.
Através do Grupo de Trabalho de Humanização do Hospital São Marcelinho Champagnat estamos unidos à missão do Grupo Marista em nos dedicarmos à promoção da vida, apoiados em princípios Éticos, Cristãos e Maristas que, embora institucionais, ganham proporções universais no atendimento aos pacientes e na relação humanizada com os colaboradores.
No Hospital São Marcelino Champagnat, a equipe que compõe o grupo é formada voluntariamente ou por indicação, composta por colaboradores de diferentes áreas de atuação, formando uma visão multidisciplinar e integrada ao hospital.
O alto padrão do Hospital São Marcelino Champagnat vai além das instalações e procedimentos e atua também na vida de cada indivíduo envolvido com o hospital.
Durante o ano, um calendário é definido para organizar ações que resultem em atividades de contato, acolhida e lembrança de datas importantes tanto para os pacientes e familiares quanto para os colaboradores. Entre elas, podem ser destacadas campanhas de Saúde Pública, como o Outubro Rosa, o Novembro Azul, entre outras, além de datas de cunho afetivo e religioso, como o Dia das Mães, Dia dos Pais, a Páscoa, o Natal e, ainda, o cuidado com o aniversário de cada paciente internado.
Para quebrar a rotina entre os colaboradores e promover a melhoria dos processos mediante o toque humanizado, o Grupo de Trabalho de Humanização do hospital conta sempre com a presença de voluntários e com a organização de visitas aos Centros Sociais Maristas para imersões de solidariedade.
Pastoral
Dedicação, fé e valorização da assistência espiritual como uma missão.
Desde a sua criação, o Hospital São Marcelino Champagnat tem como um dos seus principais compromisso o atendimento humanizado, através do qual nossos processos são realizados de maneira mais humana, gerando uma nova relação entre os profissionais de saúde e pacientes.
Mantemos uma identidade confessional Cristã, Católica e Marista e acreditamos na importância e no valor da assistência espiritual e inter-religiosa, no respeito por todo o tipo de expressão religiosa devido à dimensão do auxílio à recuperação no que se refere ao conforto emocional e espiritual dos pacientes e seus familiares.
O Serviço de Pastoral e Identidade Institucional contribui para a elaboração de uma visão integral do paciente com o que ele traz de si mesmo para o processo do cuidado, não ficando apenas presa com o aspecto dos sintomas biológicos.
Desta maneira, atendemos de maneira concisa o documento da Joint Comission International, que cita que “cada paciente traz seu propósito conjunto de crenças e valores para o processo do cuidado”. Esse entendimento está além da confessionalidade ou de uma religiosidade. Trata-se do acolhimento do outro e de suas necessidades fundamentais por sentido e ressignificação.
O Serviço de Pastoral e Identidade Institucional ajuda a estabelecer relações claras eficazes e simétricas com as outras áreas de atuação multiprofissional. Essa relação de parceria é fundamental para que a atuação pastoral esteja de encontro coma as necessidades dos pacientes e também da equipe que o cuida.
Ações da Pastoral
- Missa semanal e datas festivas (Natal, Páscoa, Aniversário do hospital).
- Visita aos pacientes.
- Atendimento e acompanhamento religioso e inter-religioso.
- Acolhimento fraterno.
- Participação em reuniões multiprofissionais.
- Desenvolvimento da Identidade Institucional.
- Acompanhar assistentes espirituais externos na visita aos pacientes.
- Ser presença Marista no Hospital.
Assistentes espirituais externos
O Serviço de Pastoral também consiste no acompanhamento (quando desejado pelo paciente) de visitas por assistentes espirituais externos conforme o credo religioso específico, em horários previamente estabelecidos para a recepção e visita destes.
Voluntariado
Em nosso hospital, temos como característica preservar o agir solidário indo ao encontro das necessidades e do acolhimento do paciente nos diversos contextos do internamento hospitalar, seja ele com visitas, orientações, músicas ou risoterapia.
A presença do voluntário dentro do contexto da saúde tem impacto positivo e promove o bem-estar tanto de pacientes quanto de todos que compõem esse cenário.
O grupo de voluntários recebe um treinamento para oferecer a melhor experiência possível nas ações, através da abordagem de vários temas que ajudam a entender melhor as necessidades do ambiente de saúde.
Temas abordados
01
Cuidado com Cuidador
02
Relação voluntário, paciente e alteridade
03
Ética no Cuidado
04
Espiritualidade no sofrimento
05
Comunicação em Saúde: Abordagem e Princípios
06
Morte e Morrer
Trabalhos do voluntariado
- Visita solidária nos setores de internamento
- Risoterapia nos setores de internamento
- Posso ajudar? Orientação no pronto-atendimento, encaminhamento do paciente para fazer exames
- Música, violinos, corais, grupos musicais
- Reiki para colaboradores
- Contadores de história
As ações são realizadas periodicamente, sem calendário fixo de atendimento, conforme a disponibilidade dos voluntários.