Pronto Atendimento: Estamos atendendo novos casos

+55 41 3087-7600

Espera Pronto atendimento clínica: 00:18

Espera Pronto atendimento ortopédico: 00:18

Humanização e Voluntariado

Humanização

Atendimento humanizado é o propósito Marista sempre vivo em nosso hospital.

Através do Grupo de Trabalho de Humanização do Hospital Marcelinho Champagnat estamos unidos à missão do Grupo Marista em nos dedicarmos à promoção da vida, apoiados em princípios Éticos, Cristãos e Maristas que, embora institucionais, ganham proporções universais no atendimento aos pacientes e na relação humanizada com os colaboradores.

No Marcelino Champagnat, a equipe que compõe o grupo é formada voluntariamente ou por indicação, composta por colaboradores de diferentes áreas de atuação, formando uma visão multidisciplinar e integrada ao hospital.

O alto padrão do Hospital Marcelino Champagnat vai além das instalações e procedimentos e atua também na vida de cada indivíduo envolvido com o hospital.

Durante o ano, um calendário é definido para organizar ações que resultem em atividades de contato, acolhida e lembrança de datas importantes tanto para os pacientes e familiares quanto para os colaboradores. Entre elas, podem ser destacadas campanhas de Saúde Pública, como o Outubro Rosa, o Novembro Azul, entre outras, além de datas de cunho afetivo e religioso, como o Dia das Mães, Dia dos Pais, a Páscoa, o Natal e, ainda, o cuidado com o aniversário de cada paciente internado.

Para quebrar a rotina entre os colaboradores e promover a melhoria dos processos mediante o toque humanizado, o Grupo de Trabalho de Humanização do hospital conta sempre com a presença de voluntários e com a organização de visitas aos Centros Sociais Maristas para imersões de solidariedade.

Pastoral

Dedicação, fé e valorização da assistência espiritual como uma missão.

Desde a sua criação, o Hospital Marcelino Champagnat tem como um dos seus principais compromisso o atendimento humanizado, através do qual nossos processos são realizados de maneira mais humana, gerando uma nova relação entre os profissionais de saúde e pacientes.

Mantemos uma identidade confessional Cristã, Católica e Marista e acreditamos na importância e no valor da assistência espiritual e inter-religiosa, no respeito por todo o tipo de expressão religiosa devido à dimensão do auxílio à recuperação no que se refere ao conforto emocional e espiritual dos pacientes e seus familiares.

O Serviço de Pastoral e Identidade Institucional contribui para a elaboração de uma visão integral do paciente com o que ele traz de si mesmo para o processo do cuidado, não ficando apenas presa com o aspecto dos sintomas biológicos.

Desta maneira, atendemos de maneira concisa o documento da Joint Comission International, que cita que “cada paciente traz seu propósito conjunto de crenças e valores para o processo do cuidado”. Esse entendimento está além da confessionalidade ou de uma religiosidade. Trata-se do acolhimento do outro e de suas necessidades fundamentais por sentido e ressignificação.

O Serviço de Pastoral e Identidade Institucional ajuda a estabelecer relações claras eficazes e simétricas com as outras áreas de atuação multiprofissional. Essa relação de parceria é fundamental para que a atuação pastoral esteja de encontro coma as necessidades dos pacientes e também da equipe que o cuida.

Ações da Pastoral

Atendimento Pastoral

Segunda a sexta

8h às 17h45h

Fone

Assistentes espirituais externos

O Serviço de Pastoral também consiste no acompanhamento (quando desejado pelo paciente) de visitas por assistentes espirituais externos conforme o credo religioso específico, em horários previamente estabelecidos para a recepção e visita destes.

Voluntariado

Em nosso hospital, temos como característica preservar o agir solidário indo ao encontro das necessidades e do acolhimento do paciente nos diversos contextos do internamento hospitalar, seja ele com visitas, orientações, músicas ou risoterapia.

A presença do voluntário dentro do contexto da saúde tem impacto positivo e promove o bem-estar tanto de pacientes quanto de todos que compõem esse cenário.

O grupo de voluntários recebe um treinamento para oferecer a melhor experiência possível nas ações, através da abordagem de vários temas que ajudam a entender melhor as necessidades do ambiente de saúde.

Temas abordados

01

Cuidado com Cuidador

02

Relação voluntário, paciente e alteridade

03

Ética no Cuidado

04

Espiritualidade no sofrimento

05

Comunicação em Saúde: Abordagem e Princípios

06

Morte e Morrer

Trabalhos do voluntariado

As ações são realizadas periodicamente, sem calendário fixo de atendimento, conforme a disponibilidade dos voluntários.

Atendimento Voluntariado

Fones

E-mail