Saiba mais

Pronto Atendimento

Conheça a classificação de prioridade do nosso Pronto Atendimento:

Emergência

Pacientes cujo atendimento não pode aguardar. O atendimento precisa ser imediato.

Muito urgente

Pacientes que precisam ser atendidos o mais rápido possível. Atendimento em aproximadamente 10 min.

Urgente

Pacientes com necessidade de atendimento rápido, mas que podem aguardar. Atendimento em aproximadamente 30 min.

Pouco urgente

Pacientes que podem aguardar atendimento por algum tempo. Atendimento em aproximadamente 90 min.

Não urgente

Pacientes que podem aguardar ou procurar atendimento eletivo. Atendimento sem estimativa aproximada de tempo.

Pacientes em estado de emergência têm prioridade e poderão passar na frente de outros pacientes que estão na fila de atendimento.

O Pronto Atendimento é um serviço exclusivo de emergência. Por isso, não realizamos:

  • Atendimentos eletivos, como investigação de queixas crônicas.
  • Emissão de atestados e exames físicos para concursos e atividades físicas.
  • Prescrição de medicamentos controlados para uso contínuo.
  • Testes de gravidez.
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Pronto Atendimento

Conheça a classificação de prioridade do nosso Pronto Atendimento:

Emergência

Pacientes cujo atendimento não pode aguardar. O atendimento precisa ser imediato.

Muito urgente

Pacientes que precisam ser atendidos o mais rápido possível. Atendimento em aproximadamente 10 min.

Urgente

Pacientes com necessidade de atendimento rápido, mas que podem aguardar. Atendimento em aproximadamente 30 min.

Pouco urgente

Pacientes que podem aguardar atendimento por algum tempo. Atendimento em aproximadamente 90 min.

Não urgente

Pacientes que podem aguardar ou procurar atendimento eletivo. Atendimento sem estimativa aproximada de tempo.

Pacientes em estado de emergência têm prioridade e poderão passar na frente de outros pacientes que estão na fila de atendimento.

O Pronto Atendimento é um serviço exclusivo de emergência. Por isso, não realizamos:

  • Atendimentos eletivos, como investigação de queixas crônicas.
  • Emissão de atestados e exames físicos para concursos e atividades físicas.
  • Prescrição de medicamentos controlados para uso contínuo.
  • Testes de gravidez.

Humanização e voluntariado

Humanização

Atendimento humanizado é o propósito Marista sempre vivo em nosso hospital.

Através do Grupo de Trabalho de Humanização do Hospital São Marcelinho Champagnat estamos unidos à missão do Grupo Marista em nos dedicarmos à promoção da vida, apoiados em princípios Éticos, Cristãos e Maristas que, embora institucionais, ganham proporções universais no atendimento aos pacientes e na relação humanizada com os colaboradores.

No Hospital São Marcelino Champagnat, a equipe que compõe o grupo é formada voluntariamente ou por indicação, composta por colaboradores de diferentes áreas de atuação, formando uma visão multidisciplinar e integrada ao hospital.

O alto padrão do Hospital São Marcelino Champagnat vai além das instalações e procedimentos e atua também na vida de cada indivíduo envolvido com o hospital.

Durante o ano, um calendário é definido para organizar ações que resultem em atividades de contato, acolhida e lembrança de datas importantes tanto para os pacientes e familiares quanto para os colaboradores. Entre elas, podem ser destacadas campanhas de Saúde Pública, como o Outubro Rosa, o Novembro Azul, entre outras, além de datas de cunho afetivo e religioso, como o Dia das Mães, Dia dos Pais, a Páscoa, o Natal e, ainda, o cuidado com o aniversário de cada paciente internado.

Para quebrar a rotina entre os colaboradores e promover a melhoria dos processos mediante o toque humanizado, o Grupo de Trabalho de Humanização do hospital conta sempre com a presença de voluntários e com a organização de visitas aos Centros Sociais Maristas para imersões de solidariedade.

Pastoral

Dedicação, fé e valorização da assistência espiritual como uma missão.

Desde a sua criação, o Hospital São Marcelino Champagnat tem como um dos seus principais compromisso o atendimento humanizado, através do qual nossos processos são realizados de maneira mais humana, gerando uma nova relação entre os profissionais de saúde e pacientes.

Mantemos uma identidade confessional Cristã, Católica e Marista e acreditamos na importância e no valor da assistência espiritual e inter-religiosa, no respeito por todo o tipo de expressão religiosa devido à dimensão do auxílio à recuperação no que se refere ao conforto emocional e espiritual dos pacientes e seus familiares.

O Serviço de Pastoral e Identidade Institucional contribui para a elaboração de uma visão integral do paciente com o que ele traz de si mesmo para o processo do cuidado, não ficando apenas presa com o aspecto dos sintomas biológicos.

Desta maneira, atendemos de maneira concisa o documento da Joint Comission International, que cita que “cada paciente traz seu propósito conjunto de crenças e valores para o processo do cuidado”. Esse entendimento está além da confessionalidade ou de uma religiosidade. Trata-se do acolhimento do outro e de suas necessidades fundamentais por sentido e ressignificação.

O Serviço de Pastoral e Identidade Institucional ajuda a estabelecer relações claras eficazes e simétricas com as outras áreas de atuação multiprofissional. Essa relação de parceria é fundamental para que a atuação pastoral esteja de encontro coma as necessidades dos pacientes e também da equipe que o cuida.

Ações da Pastoral

Atendimento Pastoral

Segunda a sexta

8h às 17h45

Fone

Assistentes espirituais externos

O Serviço de Pastoral também consiste no acompanhamento (quando desejado pelo paciente) de visitas por assistentes espirituais externos conforme o credo religioso específico, em horários previamente estabelecidos para a recepção e visita destes.

Voluntariado

Em nosso hospital, temos como característica preservar o agir solidário indo ao encontro das necessidades e do acolhimento do paciente nos diversos contextos do internamento hospitalar, seja ele com visitas, orientações, músicas ou risoterapia.

A presença do voluntário dentro do contexto da saúde tem impacto positivo e promove o bem-estar tanto de pacientes quanto de todos que compõem esse cenário.

O grupo de voluntários recebe um treinamento para oferecer a melhor experiência possível nas ações, através da abordagem de vários temas que ajudam a entender melhor as necessidades do ambiente de saúde.

Temas abordados

01

Cuidado com Cuidador

02

Relação voluntário, paciente e alteridade

03

Ética no Cuidado

04

Espiritualidade no sofrimento

05

Comunicação em Saúde: Abordagem e Princípios

06

Morte e Morrer

Trabalhos do voluntariado

As ações são realizadas periodicamente, sem calendário fixo de atendimento, conforme a disponibilidade dos voluntários.

Atendimento Voluntariado

Fones

E-mail