Saiba mais

Pronto Atendimento

Conheça a classificação de prioridade do nosso Pronto Atendimento:

Emergência

Pacientes cujo atendimento não pode aguardar. O atendimento precisa ser imediato.

Muito urgente

Pacientes que precisam ser atendidos o mais rápido possível. Atendimento em aproximadamente 10 min.

Urgente

Pacientes com necessidade de atendimento rápido, mas que podem aguardar. Atendimento em aproximadamente 30 min.

Pouco urgente

Pacientes que podem aguardar atendimento por algum tempo. Atendimento em aproximadamente 90 min.

Não urgente

Pacientes que podem aguardar ou procurar atendimento eletivo. Atendimento sem estimativa aproximada de tempo.

Pacientes em estado de emergência têm prioridade e poderão passar na frente de outros pacientes que estão na fila de atendimento.

O Pronto Atendimento é um serviço exclusivo de emergência. Por isso, não realizamos:

  • Atendimentos eletivos, como investigação de queixas crônicas.
  • Emissão de atestados e exames físicos para concursos e atividades físicas.
  • Prescrição de medicamentos controlados para uso contínuo.
  • Testes de gravidez.
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Pronto Atendimento

Conheça a classificação de prioridade do nosso Pronto Atendimento:

Emergência

Pacientes cujo atendimento não pode aguardar. O atendimento precisa ser imediato.

Muito urgente

Pacientes que precisam ser atendidos o mais rápido possível. Atendimento em aproximadamente 10 min.

Urgente

Pacientes com necessidade de atendimento rápido, mas que podem aguardar. Atendimento em aproximadamente 30 min.

Pouco urgente

Pacientes que podem aguardar atendimento por algum tempo. Atendimento em aproximadamente 90 min.

Não urgente

Pacientes que podem aguardar ou procurar atendimento eletivo. Atendimento sem estimativa aproximada de tempo.

Pacientes em estado de emergência têm prioridade e poderão passar na frente de outros pacientes que estão na fila de atendimento.

O Pronto Atendimento é um serviço exclusivo de emergência. Por isso, não realizamos:

  • Atendimentos eletivos, como investigação de queixas crônicas.
  • Emissão de atestados e exames físicos para concursos e atividades físicas.
  • Prescrição de medicamentos controlados para uso contínuo.
  • Testes de gravidez.

Qualidade

Hospital São Marcelino Champagnat

Padrão internacional e em conformidade com as metas estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde.

Gestão

O Hospital São Marcelino Champagnat segue um rigoroso padrão de qualidade estabelecido internacionalmente, o que garante um ambiente seguro aos pacientes, colaboradores próprios, terceirizados e visitantes.

Em nossa rotina hospitalar adotamos as metas do Programa Nacional de Segurança do Paciente, instituído pelo Ministério da Saúde.

6 metas internacionais de segurança do paciente

Também nos comprometemos a seguir as Metas Internacionais estabelecidas pela OMS – Organização Mundial de Saúde.

Meta 1

Identificar o paciente corretamente

A identificação correta é fundamental para garantir que os cuidados e procedimentos sejam realizados para a pessoa a qual se destina, sem erros.

Meta 2

Melhorar a comunicação efetiva

A comunicação entre os profissionais de saúde deve ser aprimorada continuamente para que as informações sejam repassadas de forma precisa, completa e sem ambiguidade, seja de forma eletrônica, verbal ou escrita.

Meta 3

Melhorar a segurança dos medicamentos de alta vigilância

São medicamentos potencialmente perigosos e, se administrados de forma incorreta, podem causar danos ao paciente.

Meta 4

Assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto

Antes do início de qualquer cirurgia é preciso checar se aquele é o paciente certo, confirmar qual será o procedimento realizado e identificar em qual parte do corpo será realizada a intervenção.

Meta 5

Reduzir o risco de infecções associadas ao cuidado com a saúde

Higienizar as mãos com frequência e de forma adequada pode evitar inúmeras infecções. Esta recomendação é para todos que transitam dentro do hospital, mas principalmente para as pessoas que têm contato com os pacientes.

Meta 6

Reduzir o risco de lesões ao paciente, decorrentes de quedas

Alguns pacientes internados necessitam de observação e cuidados especiais porque podem sofrer quedas dentro do hospital. Para prevenir lesões causadas por quedas, é preciso realizar uma avaliação completa e periódica dos pacientes, verificar as instalações físicas e os fatores que predispõem à queda.

Indicadores de Qualidade

Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS)

São aquelas infecções que ocorrem após 48 a 72 horas da internação, desde que não estejam incubadas no momento da admissão hospitalar. São incluídas nesta definição as infecções relacionadas à procedimentos de assistência, como cirurgias ou outros procedimentos invasivos, por exemplo, sondagem urinária ou punção venosa.

Fatores de risco para ocorrência de infecções

Boas práticas da equipe de saúde

O cumprimento de boas práticas por toda a equipe de saúde é fundamental para reduzir os riscos de infecções hospitalares.

Dessa forma, considerando a meta 5 de segurança do paciente proposta pela OMS – Organização Mundial da Saúde, o foco de toda nossa equipe é atuar preventivamente em todas as situações.

01

Higienizar as mãos nos 5 momentos

Fornecer informações precisas, completas e acuradas sobre o seu histórico de saúde, doenças prévias, procedimentos médicos anteriores e outros problemas relacionados à sua saúde.

Atenção!

Familiares e visitantes também devem higienizar as mãos antes de realizarem visitas a pacientes internados.

02

Cumprir os protocolos de orientação para precauções

De acordo com o tipo de transmissão das infecções, os equipamentos de proteção individual, entre eles máscara, avental e luvas, devem ser utilizados corretamente.

03

Aplicar as medidas de prevenção

Todos os profissionais que realizam assistência ao paciente devem conhecer e aplicar as medidas de prevenção indicadas para realização de procedimentos invasivos, manuseio de cateteres vasculares, sondas urinárias, ventilação mecânica, além de curativos e drenos.

04

Garantir toda a limpeza e desinfecção

Tanto de materiais e equipamentos utilizados na assistência ao paciente, quanto do ambiente hospitalar, conforme sua criticidade.

Núcleo de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar

Desde sua abertura, o Hospital São Marcelino Champagnat conta com o NECIH – Núcleo de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar que, em parceria com todas as interfaces da assistência, desenvolve um trabalho contínuo focado no direcionamento, implementação e supervisão de ações para a garantia das boas práticas em prevenção de IRAS na instituição.

A atuação dos Núcleos de Controle de Infecção Hospitalar em instituições de saúde é condição prevista pela legislação brasileira e deve ser apoiada pela Direção dos Hospitais. O objetivo principal destes núcleos é atuar na prevenção e vigilância das IRAS nas instituições da saúde, em conjunto com toda a equipe de assistência e demais colaboradores das áreas de apoio.

Coordenadora Necih

Viviane Maria de Carvalho Hessel Dias
CRM 18173

Qualidade e segurança assistencial

O Hospital São Marcelino Champagnat está preparado para atender e receber seus pacientes e visitantes de forma única e especial. O conceito de hotelaria presente no hospital é outro diferencial, junto com uma Central de Serviços 24 horas com facilidades e comodidades dedicadas ao paciente.

Certificações e Acreditações Internacionais

O único hospital do Paraná com reconhecimento e certificação internacional de qualidade e segurança em atendimento ao paciente.

O Hospital São Marcelino Champagnat se dedica a atender seus pacientes de maneira global e com altíssimos padrões de qualidade. Com certificações e acreditações internacionais, o modelo de gestão do hospital foi criado a partir da junção de médicos renomados e considerados referências nacionais em diversas especialidades. Confira.

Joint Commission International (JCI)

A JCI é considerada, a nível mundial, a principal entidade certificadora de qualidade e segurança na área da saúde.

O Hospital São Marcelino Champagnat faz parte do seleto grupo das 37 instituições de saúde brasileiras e a única no estado do Paraná reconhecida pela Joint Comission International (JCI), considerada a maior acreditação do mundo de qualidade e segurança em atendimento ao paciente.

O atendimento humanizado também é uma marca do hospital, com equipes de especialistas altamente qualificados e dedicados a promoção da saúde de cada paciente de maneira individual, em uma estrutura hospitalar moderna, tratamentos e protocolos reconhecidos e seguros, equipamentos de alta tecnologia, além de atendimento com privacidade e alto padrão.

America Economia Intelligence

Reforçando nosso compromisso no melhor atendimento e infraestrutura

O Hospital São Marcelino Champagnat figura entre as instituições de saúde avaliadas e certificadas pelo ranking da Revista America Economia Intelligence.

Considerado um dos mais abrangentes e criteriosos sistemas de avaliação de serviços de saúde da América Latina, o ranking leva em conta os seguintes critérios de avaliação:

O Hospital São Marcelino Champagnat mantém o compromisso em garantir a melhor estrutura e o melhor atendimento humanizada a pacientes e familiares durante todas as etapas do tratamento.