Qualidade
Hospital São Marcelino Champagnat
Padrão internacional e em conformidade com as metas estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde.
Gestão
O Hospital São Marcelino Champagnat segue um rigoroso padrão de qualidade estabelecido internacionalmente, o que garante um ambiente seguro aos pacientes, colaboradores próprios, terceirizados e visitantes.
Em nossa rotina hospitalar adotamos as metas do Programa Nacional de Segurança do Paciente, instituído pelo Ministério da Saúde.
6 metas internacionais de segurança do paciente
Também nos comprometemos a seguir as Metas Internacionais estabelecidas pela OMS – Organização Mundial de Saúde.
Meta 1
Identificar o paciente corretamente
A identificação correta é fundamental para garantir que os cuidados e procedimentos sejam realizados para a pessoa a qual se destina, sem erros.
Meta 2
Melhorar a comunicação efetiva
A comunicação entre os profissionais de saúde deve ser aprimorada continuamente para que as informações sejam repassadas de forma precisa, completa e sem ambiguidade, seja de forma eletrônica, verbal ou escrita.
Meta 3
Melhorar a segurança dos medicamentos de alta vigilância
São medicamentos potencialmente perigosos e, se administrados de forma incorreta, podem causar danos ao paciente.
Meta 4
Assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto
Antes do início de qualquer cirurgia é preciso checar se aquele é o paciente certo, confirmar qual será o procedimento realizado e identificar em qual parte do corpo será realizada a intervenção.
Meta 5
Reduzir o risco de infecções associadas ao cuidado com a saúde
Higienizar as mãos com frequência e de forma adequada pode evitar inúmeras infecções. Esta recomendação é para todos que transitam dentro do hospital, mas principalmente para as pessoas que têm contato com os pacientes.
Meta 6
Reduzir o risco de lesões ao paciente, decorrentes de quedas
Alguns pacientes internados necessitam de observação e cuidados especiais porque podem sofrer quedas dentro do hospital. Para prevenir lesões causadas por quedas, é preciso realizar uma avaliação completa e periódica dos pacientes, verificar as instalações físicas e os fatores que predispõem à queda.
Indicadores de Qualidade
Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS)
São aquelas infecções que ocorrem após 48 a 72 horas da internação, desde que não estejam incubadas no momento da admissão hospitalar. São incluídas nesta definição as infecções relacionadas à procedimentos de assistência, como cirurgias ou outros procedimentos invasivos, por exemplo, sondagem urinária ou punção venosa.
Fatores de risco para ocorrência de infecções
- Situação do paciente
- Idade
- Doenças ativas
- Razão do internamento
- Necessidade de procedimentos invasivos
Boas práticas da equipe de saúde
O cumprimento de boas práticas por toda a equipe de saúde é fundamental para reduzir os riscos de infecções hospitalares.
Dessa forma, considerando a meta 5 de segurança do paciente proposta pela OMS – Organização Mundial da Saúde, o foco de toda nossa equipe é atuar preventivamente em todas as situações.
01
Higienizar as mãos nos 5 momentos
Fornecer informações precisas, completas e acuradas sobre o seu histórico de saúde, doenças prévias, procedimentos médicos anteriores e outros problemas relacionados à sua saúde.
Atenção!
Familiares e visitantes também devem higienizar as mãos antes de realizarem visitas a pacientes internados.
02
Cumprir os protocolos de orientação para precauções
De acordo com o tipo de transmissão das infecções, os equipamentos de proteção individual, entre eles máscara, avental e luvas, devem ser utilizados corretamente.
03
Aplicar as medidas de prevenção
Todos os profissionais que realizam assistência ao paciente devem conhecer e aplicar as medidas de prevenção indicadas para realização de procedimentos invasivos, manuseio de cateteres vasculares, sondas urinárias, ventilação mecânica, além de curativos e drenos.
04
Garantir toda a limpeza e desinfecção
Tanto de materiais e equipamentos utilizados na assistência ao paciente, quanto do ambiente hospitalar, conforme sua criticidade.
Núcleo de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar
Desde sua abertura, o Hospital São Marcelino Champagnat conta com o NECIH – Núcleo de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar que, em parceria com todas as interfaces da assistência, desenvolve um trabalho contínuo focado no direcionamento, implementação e supervisão de ações para a garantia das boas práticas em prevenção de IRAS na instituição.
A atuação dos Núcleos de Controle de Infecção Hospitalar em instituições de saúde é condição prevista pela legislação brasileira e deve ser apoiada pela Direção dos Hospitais. O objetivo principal destes núcleos é atuar na prevenção e vigilância das IRAS nas instituições da saúde, em conjunto com toda a equipe de assistência e demais colaboradores das áreas de apoio.
Coordenadora Necih
Viviane Maria de Carvalho Hessel Dias
CRM 18173
Qualidade e segurança assistencial
O Hospital São Marcelino Champagnat está preparado para atender e receber seus pacientes e visitantes de forma única e especial. O conceito de hotelaria presente no hospital é outro diferencial, junto com uma Central de Serviços 24 horas com facilidades e comodidades dedicadas ao paciente.
Certificações e Acreditações Internacionais
O único hospital do Paraná com reconhecimento e certificação internacional de qualidade e segurança em atendimento ao paciente.
O Hospital São Marcelino Champagnat se dedica a atender seus pacientes de maneira global e com altíssimos padrões de qualidade. Com certificações e acreditações internacionais, o modelo de gestão do hospital foi criado a partir da junção de médicos renomados e considerados referências nacionais em diversas especialidades. Confira.
Joint Commission International (JCI)
A JCI é considerada, a nível mundial, a principal entidade certificadora de qualidade e segurança na área da saúde.
O Hospital São Marcelino Champagnat faz parte do seleto grupo das 37 instituições de saúde brasileiras e a única no estado do Paraná reconhecida pela Joint Comission International (JCI), considerada a maior acreditação do mundo de qualidade e segurança em atendimento ao paciente.
O atendimento humanizado também é uma marca do hospital, com equipes de especialistas altamente qualificados e dedicados a promoção da saúde de cada paciente de maneira individual, em uma estrutura hospitalar moderna, tratamentos e protocolos reconhecidos e seguros, equipamentos de alta tecnologia, além de atendimento com privacidade e alto padrão.
Situações referentes à qualidade e segurança do paciente podem ser comunicadas à Joint Commission International (órgão certificador de qualidade) pelo e-mail [email protected].
America Economia Intelligence
Reforçando nosso compromisso no melhor atendimento e infraestrutura
O Hospital São Marcelino Champagnat figura entre as instituições de saúde avaliadas e certificadas pelo ranking da Revista America Economia Intelligence.
Considerado um dos mais abrangentes e criteriosos sistemas de avaliação de serviços de saúde da América Latina, o ranking leva em conta os seguintes critérios de avaliação:
- Qualidade da assistência
- Segurança e experiência do paciente
- Expertise e competência das equipes assistenciais e multidisciplinares
- Estrutura e capacidade de atendimento
- Gestão do conhecimento
- Eficiência administrativa
O Hospital São Marcelino Champagnat mantém o compromisso em garantir a melhor estrutura e o melhor atendimento humanizada a pacientes e familiares durante todas as etapas do tratamento.