A arritmia cardíaca é uma condição caracterizada pela falta de ritmo nos batimentos do coração. Ela pode ser sintoma de algum problema (físico ou psicológico) para o organismo ou fruto de um desequilíbrio do próprio órgão.
Dentro das arritmias, existem as taquicardias (quando o ritmo é acelerado) e as bradicardias (quando a cadência é lenta demais). Ambas podem se agravar e levar ao colapso do coração.
O quadro cobra investigação médica, porque compromete o bombeamento do sangue para o corpo e chega a levar, em casos extremos, à morte súbita. A arritmia cardíaca mais prevalente na população é a fibrilação atrial, marcada por uma falha na condução dos estímulos elétricos que fazem o músculo cardíaco bater.
Sintomas da arritmia cardíaca
- Palpitações no coração, que duram de segundos a semanas;
- Queda de pressão
- Fadiga
- Falta de ar
- Desmaios
- Enjoos e vertigem
- Fatores de risco
- Tabagismo;
- Sedentarismo;
- Sobrepeso e obesidade;
- Apneia do sono;
- Exageros na ingestão de bebidas alcoólicas;
- Distúrbios de tireoide;
- Hipertensão;
- Diabetes;
- Estresse;
- Predisposição genética.
Evolução no tratamento de arritmia
Acaba de chegar a mais nova solução em tecnologia para o tratamento de arritmia: o EnSite™ X EP System e EnSite™ Omnipolar Technology (OT).
Com esse sistema de última geração, é possível fazer um procedimento minimamente invasivo, o que resulta na recuperação mais rápida do paciente, já que oferece maior nível de precisão com suas imagens em 3D.
- Único sistema disponível no estado do Paraná
- 2º na América Latina
- Mapeamento 3D de última geração