Em homenagem aos 24 anos de canonização de seu fundador, o Hospital passa a se chamar Hospital São Marcelino Champagnat. Homem humilde, mas com grande sonhos e visão de futuro, realizou obras marcantes em busca de transformar vidas por meio da saúde e da educação.
Nasceu em Lion, na França, em uma família com oito irmãos e pais lavradores. Estudou até os 14 anos, quando desistiu da escola após um amigo ser castigado pelo professor. E, talvez pela influência da infância difícil e pobre e movido pela crença em Deus, ele descobriu sua vocação e criou a Congregação dos Irmãos Maristas, dedicando sua vida aos problemas e à situação de abandono de crianças e jovens. Mas, para manter as obras eram necessários recursos – escassos pela origem humilde.
Era então nos porões da casa de La Valla, que ele garantia a parte financeira com uma pequena fábrica de pregos. Com essa obra e por sua fé, no dia 18 de abril de 1999 foi canonizado pelo Papa João Paulo II e se tornou São Marcelino Champagnat. Uma trajetória que sempre reforçou propósitos como amor ao trabalho, simplicidade, sustentabilidade, espírito de família e espiritualidade. Valores e empreendedorismo que também norteiam o trabalho realizado no hospital, que hoje é referência na região Sul e tem como premissa o cuidado humanizado, investimento em pesquisas e novas tecnologias em saúde.
As três violetas, para o Grupo Marista, têm o significado de simplicidade, humildade e modéstia e nos ensina a fazer o bem sem alarde, reconhecendo nossas potencialidades e limitações e é com esse símbolo que te convidamos a fazer parte e nos ajudar a contar mais esse capítulo.