O isolamento domiciliar deve ser realizado pelas pessoas infectadas pela COVID-19 ou com suspeita de infecção. No entanto, apenas ficar em casa não é o suficiente e os moradores devem seguir uma série de orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde para evitar que o coronavírus se espalhe.
Como realizar o isolamento domiciliar?
Se uma pessoa receber um diagnóstico positivo de COVID-19, ela deve ficar isolada em casa por 14 dias, assim como os outros moradores do local.
Separar objetos pessoais, evitar permanecer no mesmo cômodo que a pessoa infectada e utilizar máscaras em ambientes compartilhados são algumas das medidas que devem ser adotadas.
Sempre que possível, o morador deve permanecer em quarto exclusivo e restrito, com a porta fechada e as janelas abertas para manter o ambiente ventilado. Também é importante evitar contato direto com outros moradores e manter uma distância mínima de dois metros, utilizando máscara cirúrgica caso o contato seja necessário.
Além disso, o próprio paciente com a doença deve fazer a higienização do quarto e do banheiro após o uso.
Os objetos pessoais e utensílios de alimentação devem ser exclusivos para o morador e qualquer material que tenha sido utilizado para a limpeza de secreções (lenços, papel higiênico, máscaras etc.), deve ser colocado em um saco plástico e destinado corretamente.
O Hospital Marcelino Champagnat divulgou uma série de orientações gerais para a COVID-19 que estão disponíveis no site.
O que fazer ao chegar em casa para se prevenir do coronavírus
A principal forma de combater a disseminação do coronavírus é respeitar a quarentena e o distanciamento social, evitando sair de casa. Porém, se for necessário, a recomendação é usar máscaras de pano e manter dois metros de distância de outras pessoas.
Após tocar em superfícies, como maçanetas ou botões de elevador, por exemplo, higienize as mãos com álcool em gel 70% ou lave as mãos e punhos com água e sabão. A higienização também deve ser feita se você tocar em dinheiro, cartão ou máquinas de pagamento.
Lembre-se de não encostar no rosto, boca, nariz e olhos sem higienizar ou lavar as mãos.
Ao chegar em casa, algumas medidas que ajudam a evitar a disseminação do coronavírus envolvem tirar os sapatos antes de entrar e deixar as chaves, carteira e bolsa na entrada do local.
Não encoste em nada antes de lavar bem as mãos com água e sabão, incluindo os punhos e a parte interna das unhas.
Assim que chegar, tire as roupas que usou na rua e coloque-as diretamente na máquina de lavar. Depois, tome um banho e coloque uma roupa limpa.
Sempre que possível, limpe os objetos como celular, óculos, relógio, bolsas, mochilas, chaves, entre outros, com álcool 70%. Com essas orientações, você contribui para o combate ao coronavírus e mantém a sua segurança e das pessoas ao seu redor.
A importância da saúde física e mental em tempos de isolamento social
A prevenção contra o coronavírus é importante, mas também é preciso cuidar de outros aspectos da saúde física e mental. Para isso, a prática regular de exercícios físicos contribui para o bem-estar geral, diminui o estresse, a ansiedade e melhora a imunidade.
A alimentação saudável e a ingestão de líquidos como água, sucos naturais e chás, por exemplo, também contribuem para a saúde e ajudam a controlar doenças preexistentes. Além disso, interagir com outras pessoas, mesmo a distância, ler e criar uma rotina saudável ajudam a manter a saúde mental durante o isolamento.
Devido à pandemia, muitas pessoas passaram a fazer trabalho remoto e precisaram se adaptar à nova rotina. Confira algumas dicas para garantir a ergonomia do home office:
- Escolha um ambiente sem excesso de luminosidade e de ruídos para trabalhar;
- Evite posicionar o monitor do computador contra raios solares ou de luz artificial para impedir reflexos diretos na tela;
- Faça pausas regulares para se movimentar e fazer alongamentos;
- Posicione o monitor na altura dos olhos, mantenha os pés no chão e a coluna reta.
Desde o início da pandemia, o Hospital Marcelino Champagnat adotou um protocolo de segurança máxima para isolar os casos relacionados ao COVID-19 está realizando o atendimento de acordo com as normas internacionais de saúde.
O hospital faz parte do Grupo Marista e é referência em procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade, além de serviços diferenciados de check-up. Planejado para atender a todos os quesitos internacionais de qualidade assistencial, é o único do Paraná certificado pela Joint Commission International (JCI).
Para saber mais sobre isolamento social e os cuidados especiais para o grupo de risco da COVID-19, acesse o site e acompanhe nossas redes sociais.